cativastes?

_Trata de ser feliz" disse-lhe a flor. E ele foi embora.
Visitou varios asteroides. Só encontrou um rei orgulhoso, um vaidoso sem graça, um bêbado e um negociante muito ocupado. Mas não encontrou amigos...
Chegou na Terra e ficou surpreso por não ver ninguém. Estava no deserto então, de uma alta montanha começou a gritar:
_"Estou só... estou só... estou só..."

e o eco respondia "Estou só... estou só... estou só..."
e ele encontrou a raposa.
_Bom dia. disse a raposa
_Bom dia. respondeu o principezinho, com delicadeza. - Quem és tu? és bem bonita...
_Sou uma raposa
_Vem brincar comigo, estou tão triste - disse o principezinho
_Não posso brincar contigo, ainda não me cativou - respondeu a raposa
_Ah, perdão, o que significa "cativar"?
_Tu não deves ser daqui - observou a raposa. O que procuras?
_Ando a procura de amigos. O que significa "cativar"?
_É uma coisa de que toda a gente se esqueceu - disse a raposa
_Significa "criar laços"?...
_Criar laços?
_Isso mesmo - disse a raposa. - Para mim não passas, por enquanto, de um rapaizinho em tudo igual a cem rapazes. E não preciso de ti. E tu não precisas de mim. Para ti não passo de uma raposa. mas, se me cativares precisaremos um do outro. Serás para mim um único no mundo. Serei a única do mundo para ti... e será como se o sol iluminasse a minha vida, por isso quando me tiveres cativado vai ser maravilhoso.
Por favor, cativa-me. A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas, mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me.
(...)
Na hora da despedida, disse lhe a raposa "Não esqueças meu segredo: só se vê bem com o coração; o essencial é invisivel aos olhos. Tu és responsavel por aquilo que cativas.
"Um amigo é como água fresca, escondida em qualquer lugar do deserto; é um presente para o coração..."-pensou o principezinho. O pequeno principe teve saudades de seu planeta, de sua flor... e foi-se embora, perdendo-se entre milhões de estrelas e levando consigo o segredo da amizade.


Esse é um trecho do livro O Pequeno Principe, se você não leu leia porquê é muito lindo e tem cerca de cem paginas ;)

Por mais que esteja no deserto se você ser verdadeiro encontrara um amigo, e tenha a pasciencia para cativa-lo pois ai sim a amizade será verdadeira, seja a agua fresca para alguem que precisa e saiba que por mais que volte para o seu planeta a amizade verdadeiramente cativada te acompanha por toda a sua vida e se lembra-ra daquela raposa que cativastes no deserto. E sempre tenha muito cuidado com as palavras e atos pois o trabalho de cativar um amigo é arduo e pode-se gastar anos mas pra perde-la basta poucos minutos.

Cativastes?

1 comentários:

  IolandaLeme

09/02/2010, 15:39

Ta voou leer, i promess